Voce sabe quando deve substituir os pneus da empilhadeira?
Uma dúvida frequente que os usuarios de empilhadeira tem é quando é a hora certa de trocar os pneus.
Essa pergunta não é tão simples de responder, já que depende do tipo de pneu, tipo de máquina, tipo de operação, entre outros fatores. Mas nesse post vamos discutir alguns pontos que podem ser observados que indicam que está na hora de trocar os pneus.
O Pneu maciço tem uma linha circunferencial abaixo da banda de rodagem, na lateral, em alto relevo que é onde termina a banda de rodagem, neste ponto temos a marca do TWI – que é uma marcação mundial, informativa de até onde podemos gastar este tipo de pneu.
Pneumático também tem o TWI, conforme a marca do pneu, em algum ponto, também na lateral, abaixo da banda de rodagem, ele aparece, neste ponto o pneu tem que ser retirado.
Este é um exemplo de um Pneu Maciço novo na marca Superflex, em que a linha de segurança está claramente marcada.
Você deve substituir o pneu antes que ele fique gasto na linha de segurança. Segue abaixo a ilustração da linha de segurança.
Substitua também quando aparecerem:
cortes na banda de rodagem ou lateral, que acarretem sintomas de “mancar ou do pneu pular”,
quebras de gomos nos sulcos, que também provoquem os mesmos sintomas,
sinais de fadiga, como por exemplo, trincas laterais ou desgaste irregular na banda de rodagem, tanto para o lado interno do pneu, quanto externo.
Atente- se, pneus danificados ameaçam a segurança do operador, podendo provocar acidentes, além de avarias ao equipamento, precisa ser substituído o mais rápido possível.
Lembre-se, manutenção no equipamento, preventivas ou se não der, as corretivas, troca de pneus no momento correto, bancos confortáveis, especiais, são maneiras compensadoras para manter sua empilhadeira e operador em boas condições

